Veja os benefícios dos isotônicos

Quem pratica qualquer esporte ou atividade física sabe que manter-se hidratado, é essencial para ter um bom desempenho.  Além da água, que deve ser consumida obrigatoriamente em grandes quantidades, outras bebidas como os isotônicos podem auxiliar no processo de reposição dos nutrientes perdidos durante atividades de longa duração.

Com formulação semelhante ao do plasma humano, os isotônicos contam com carboidratos e sais minerais como sódio e potássio em sua composição. Segundo a especialistas, esse é o principal diferencial das bebidas esportivas: a capacidade de repor não só água, mas também outros nutrientes. “Quando há uma perda excessiva desses minerais, o indivíduo pode apresentar sintomas como câimbras, tontura, visão turva e até perda da consciência. Isso ocorre devido à hiponadremia (carência de sódio) e hipopotassemia (carência de potássio)”, explica.

Indicado principalmente para quem pratica atividades como corridas, triatlo e ciclismo, os isotônicos devem ser consumidos apenas quando a perda de peso durante o exercício é de cerca de 2%. De acordo com  nutricionistas, a ingestão da bebida não deve ser misturada com outras fontes de hidratação. “Deve ser procurado um profissional de nutrição para indicar a melhor forma de se hidratar depois dos exercícios de acordo com a necessidade de cada um”, aconselham.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s