A importância de uma hidratação adequada

Durante a prática de exercícios ocorrem alterações fisiológicas, como a elevação da temperatura corporal. Um dos mecanismos mais importantes que o organismo utiliza para controlar esse processo e diminuir a temperatura do corpo é a evaporação do suor. Entretanto, altos índices de transpiração resultam em grandes perdas de água, sal e outros eletrólitos.

Através da pesagem imediatamente antes e após o exercício, é possível mensurar o grau de desidratação. Entretanto, a perda de peso em atividades físicas de longa duração e intensidade, como maratona ou triathlon, nem sempre corresponde ao grau de desidratação. Essas alterações de massa corporal representam um somatório de perdas hídricas e outros fatores, como perda de glicogênio muscular e hepático, para preservação dos níveis de glicemia.

Muitos estudos sugerem que reduções de 1% a 3% de massa corporal causada por desidratação podem dificultar algumas respostas fisiológicas e o desempenho físico. Quando 3% da água corporal é perdida, o desempenho de exercícios anaeróbios de braços e pernas pode ficar comprometido.

Bebidas isotônicas são utilizadas como estratégia de nutrição para hidratação e reposição de eletrólitos perdidos durante atividades físicas muito intensas, visando impedir a diminuição do rendimento de atletas. A perda de eletrólitos, além de diminuir o rendimento do atleta, pode levar a um estado de hiponatremia, causada pela baixa concentração de sódio na corrente sanguínea.

Dessa forma, é importante que os atletas estejam informados e conscientes sobre a importância de uma hidratação adequada e atentos à sua hidratação, tanto através da ingestão adequada de água, quanto através da ingestão de bebidas isotônicas, de acordo com as suas necessidades específicas, levando em conta a intensidade, duração do exercício e o grau de desidratação.

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